quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

História da porcelana inglesa Paragon

A porcelana Paragon  foi criada pela Star China Co. em 1903. Esta empresa começou a produção em  St Gregory Works, Gregory Street em Longton nos últimos anos do século 19 e se mudou para o Works Atlas, Sutherland Road, Longton em março 1903 .

Os sócios foram inicialmente Herbert James Aynsley, John Gerrard Aynsley e William Illingworth. Herbert era o filho mais velho de John, que fundou a empresa conhecida por John Aynsley & Sons. Ele ganhou muita experiência na fabricação de porcelana de boa qualidade, tendo trabalhado  no negócio com seu pai por muitos anos. John Aynsley se aposentou em julho de 1900.
Em 1907, a filha mais nova de Herbert Aynsley casou-se com Hugh Irving, que era um representante de vendas da Olaria Art Rubian Ltd em Longton. Irving posteriormente se juntou ao seu sogro como sócio na Star China Co. quando  Illingworth se aposentou em 1910.

Tal era a popularidade da porcelana fabricada, que em 1919 a empresa decidiu mudar o seu nome e em 1920 tornou-se The Paragon China Company. Hugh Irving, que ficou no controle ativo do negócio por muitos anos, tornou-se o único proprietário em setembro de 1927, quando a sociedade foi dissolvida e Herbert Aynsley aposentou-se. Em 1930, a Companhia tornou-se conhecida como Paragon China Limited.

Irving era um empresário muito astuto, aproveitando o melhor de todas as oportunidades que lhe eram oferecidas. Ele introduziu métodos modernos de publicidade, como competições de melhor vitrine para os varejistas e organizou eventos com a participação de celebridades do dia. Isso atraiu muita publicidade na imprensa nacional, incentivando ainda mais lojas para estocar produtos Paragon.

Hugh Irving e seus filhos, Leslie e Guy, que se juntaram à empresa em 1928 e 1933, respectivamente, continuaram na direção da empresa até que ela foi assumida por Thomas C. Wild & Sons Ltd, fabricante de Royal Albert Bone China, em 1960. Em julho de 1964, Wild & Sons  e suas subsidiárias, incluindo Paragon, fundiram-se com o Lawley Group Ltd, que mais tarde esse ano mudou seu nome para Allied English Potteries Ltd.

A Paragon se tornou parte da Royal Doulton em 1972 e continuou a produzir porcelana sob esse nome até 1991. Em 1989, o nome e os padrões tinha sido absorvidos pela Royal Albert e em 1992 o nome Paragon não foi mais usado. Em alguns padrões posteriores, a Paragon continuou em produção, sob a Royal Albert e ainda estavam disponíveis até que o nome Royal Albert foi interrompido pela Royal Doulton. 

Estes são somente alguns exemplos da porcelana Paragon, inclusive a Paragon produziu muitas peças comemorativas para a família Real. 


https://en.wikipedia.org/wiki/Paragon_China