O vidro Carnival recebe o seu brilho iridescente da aplicação
de sais metálicos, enquanto o vidro ainda está quente da prensagem. Uma queima
final do vidro traz as propriedades iridescentes dos sais, dando ao vidro carnival
o brilho distinto que ele é conhecido.
Carnival glass originou-se como um vidro chamado 'Iredill',
produzido a partir de 1908 pelo Fenton Art Glass Company (fundada em 1905)nos
EUA. Iredell foi inspirado na bem soprada arte em vidro de tais fabricantes
como Tiffany e Steuben, mas não foram vendidos pelos preços de lançamento e
posteriormente foram remarcados. Após esses descontos, peças Iridill foram
usados como prêmios de carnaval.
Iridill se tornou popular e muito rentável para Fenton, que
produziu muitos tipos diferentes de itens neste acabamento, em mais de 150
padrões. Fenton mantiveram a sua posição como o maior fabricante e foi um dos
poucos fabricantes de usar uma base de vidro de cor vermelha para o seu copo de
carnaval. Após o interesse diminuiu no final de 1920, Fenton parou de produzir
vidro carnival por muitos anos. Em anos mais recentes, devido a um
ressurgimento do interesse, Fenton reiniciou a produção de vidro carnival.
A maioria de vidro carnival dos EUA foi feito antes de 1925,
com a produção em declínio claro depois de 1931. Alguma produção significativa
continuou fora dos EUA ao longo dos anos de depressão de 1930, diminuindo para
muito pouco na década de 1940.
Muitas vezes os mesmos moldes foram usados para produzir
vidro colorido claro e transparente, bem como versões de carnival glass, por
isso os produtores poderiam mudar a produção entre esses acabamentos facilmente
de acordo com a demanda. Alguns vidros carnival ainda são produzidos hoje,
embora em quantidades muito pequenas. No auge de sua popularidade na década de
1920 enormes volumes foram produzidos e os preços eram bastante baixos e fáceis de encontrar.Seu nome atual
foi adotado por colecionadores na década de 1950. Carnival glass foi
feito em uma ampla gama de cores, tons, combinações de cores e variantes. Mais
de cinquenta cores tem sido formalmente classificadas. Estas classificações não são pelas cores de superfície que mostram, que podem ser ainda mais variadas, mas
pelas cores 'base' do vidro antes da aplicação dos sais minerais iridisados.
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