quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Diferenças entre Louça, Cerâmica, Faiança e Porcelana

Diferenças entre Louça, Cerâmica, Faiança e Porcelana?! Uma dúvida que muitos se questionam.

O mais antigo material a surgir foi a cerâmica, seguido pela faiança e depois pela porcelana, a qual foi obtida depois da descoberta do caulim na França, no século XVIII, que serviu para refinar a cerâmica.

Louça é o coletivo que agrega todos os artefatos produzidos com estes materiais: cerâmica, faiança e porcelana, que se diferem apenas pela composição dos elementos.


 Cerâmica o aspecto exterior da cerâmica pode ser variado, porém sua essência é uma só, Argila. O que diferencia dos outros tipos, apenas pela sua composição. As temperaturas de cozimento variam de 900°C a 1000°C. Pode ser vitrificada ou pintada com os devidos esmaltes ou óxidos que deverão voltar ao forno.
Exemplos de cerâmica artística e de azulejos decorados. Ambos têm como matéria-prima a argila.

 Faiança é de baixa temperatura, com cozimento variando entre 900º e 1280ºC e esmaltada. Há quem pense que faiança é um tipo de porcelana, mas existe grande diferença. A pasta da faiança não contém quartzo em sua composição e possui menos caulim que a porcelana. Porosa e muito resistente, recebe uma leve cobertura de esmalte e é fácil de ser identificada principalmente pela cor que apresenta após o processo de esmaltação, que varia do creme ao bege escuro. São famosas as faianças portuguesas e as italianas, mas são fabricadas no mundo todo.
 Matéria Prima menos pura, podendo incluir rochas cerâmicas como granito, pegmatito e filito como fundentes, ao invés de feldspato puro.

 Porcelana é delicada, branco impermeável e translucida,fina, leve e brilhante, quando esmaltada. Se originou na China há mais de mil anos. A China é o centro de fabricação de cerâmica mais antigo do mundo.Ela se distingue de outros produtos cerâmicos, especialmente, da faiança e da louça, pela sua vitrificação, transparência, resistência, completa isenção de porosidade e sonoridade.
Basicamente a matéria prima da porcelana são: argila, quartzo, caulim e feldspato.
Depois de secas as peças sofrem a primeira queima, denominada biscoito, a 900 °C, cujo objetivo é dar às peças resistências e porosidade para a perfeita absorção do verniz. Nesta etapa as peças adquirem um tom rosado.
O verniz é composto pelos mesmos materiais da massa, em quantidades diferentes.
Através de um processo manual de imersão, o verniz adere à superfície da peça, formando uma película de cobertura. Após a aplicação do verniz ocorre uma segunda queima, que é realizada a uma temperatura que varia entre 1300 °C a 1350 °C.
Nesta fase a massa torna-se completamente compacta, totalmente sem porosidade, adquirindo cor branca e vitrificada (fusão do verniz sobre a massa). Esta segunda queima dura em média 31 horas, podendo chegar até 89 horas, dependendo da extensão do forno utilizado.

Decoração

O processo de aplicação do decalque na porcelana pode ter dois tipos de queima: uma chamada "sobre esmalte", onde a peça é levada ao forno numa temperatura de aproximadamente 800 °C.
O outro tipo, que é uma tecnologia chamada "fogo forte", ou seja, a peça é queimada a uma temperatura de aproximadamente 1200 °C, sendo que com este tipo de queima o decalque se funde com o esmalte que a porcelana tem na superfície, garantindo que a decoração nunca sofra desgaste.
A decoração da porcelana é feita de diversas formas: com o uso de pintura à mão livre, uso de estanhola (molde vazado), a aplicação de decalque, transfer e a de filetes (ou listel). Algumas peças recebem mais de um processo durante sua decoração.
Como o processo de decoração feito com pintura manual demanda muitos artesãos qualificados, e maior tempo de execução, não é mais praticado em larga escala, exceto por algumas poucas fábricas, que tem na decoração manual o seu diferencial.


http://www.chadascincoporcelanas.com/#!Diferen%C3%A7as-entre-Lou%C3%A7a-Cer%C3%A2mica-Faian%C3%A7a-e-Porcelana/c1rfl/361F6C62-8455-4990-8F7B-978FBC65C626

https://pt.wikipedia.org/wiki/Porcelana



6 comentários: