sábado, 25 de abril de 2015

Xícaras isabelinas ou caipiras


As xícaras ditas Isabelina ou caipira, nome teve origem no século XIX devido ao hábito que a Rainha Isabel II da Espanha, na época do romantismo, tinha de presentear as pessoas com xícaras que traziam elementos que remetiam ao sentimentalismo como flores, coração, frutas, cenas galantes e palavras de amizade, amor, saudade entre outras.


As Xícaras Isabelinas começaram a ser manufaturadas na segunda metade do século XIX, na Europa do pós-império napoleônico. Tiveram seu apogeu durante a Revolução Industrial, quando a fábrica Otto, na Alemanha, resolveu investir na produção e passou a exportar. No Brasil, a disseminação dessa moda aconteceu na década de 1930. Uma das fábricas aqui no Brasil foi a cerâmica Santa Terezinha, de Pedreira.
 

A sua introdução no Brasil se deu através de diversas encomendas de manufaturas européias, japonesas ou até mesmo produção local, muitas principalmente as austríacas não possuíam marca de manufatura, diversos exemplares apresentam nomes escrito na língua portuguesa mesmo os encomendados no exterior.
 

Durante a Segunda Guerra Mundial, as Xícaras Isabelinas sumiram das prateleiras comerciais e domésticas, pois toda a produção foi interrompida e a marca Otto, a mais famosa da época, desapareceu sem deixar nenhum registro, nem mesmo na Alemanha, por isso hoje, é um item disputado e reverenciado por antiquários e colecionadores do mundo todo.
 

São peças de qualidade e beleza excepcional, e para sua confecção eram utilizados vários tipos de bisnagas de confeiteiro.
 

As xícaras eram comercializadas nas lojas de presentes, mas também serviam de brindes para aqueles que pagavam a conta em dia, incentivo utilizado pelos comerciantes da época.
 

Estas peças, com todo seu luxo e exuberância, não passam despercebidas aos olhos de seus admiradores... Só mesmo as imagens conseguem mostrar o valor inestimável dessas relíquias.
 

2 comentários:

  1. Lindas peças, eu sou apaixonada pela arte antiga, e isso que li aqui só veio somar enrriquecer meu estudo!

    ResponderExcluir
  2. Cada peça tem sua identidade sua historia são obras de arte!!!

    ResponderExcluir