domingo, 16 de agosto de 2015

Coleções na decoração

Existem mais pessoas que colecionam do que possamos imaginar, sabiam? E de que vale colecionar algo uma vida toda, para deixar guardada? Muitas vezes até esquecida? Vinis, livros, revistas em quadrinhos, miniaturas, souvenirs, selos, máquinas antigas, cristais, porcelanas e por aí vai: dá para colecionar de tudo. Na hora de inserir os itens colecionáveis na decoração de casa, entretanto, é preciso tomar cuidado para o visual não ficar poluído e exagerado. Quer saber como usar a coleção que você tanto ama como um verdadeiro trunfo decorativo?
1- Agrupar peças da mesma família em um só lugar – Não adianta espalhar a coleção pela casa toda, o ideal é juntar todas as peças em um só cômodo, ou melhor… Em um só espaço.
2 – Escolher um local especial para “mostrar” – A idéia é que as pessoas vejam a sua coleção, por isso escolha o melhor lugar da casa ou aquele que mais combine com ela, para que todos possam ver! Aposte na inovação:Coleciona espelhos, máquinas, chaveiros, moedas antigas, ingressos, livros? Que tal inovar na hora de expor a sua coleção? Você pode fixar os objetos na parede, colocá-los dentro de molduras e criar um jeito diferente de deixar a coleção à mostra. É possível também montar um mural bem irreverente misturando ingressos e fotos dos eventos, e vale a pena usar ganchinhos para pendurar chaveiros e chaves.  O mais importante é usar a imaginação e agregar um toque bem original e pessoal na sua decoração.
3 - Projete uma iluminação especial – Para valorizar uma coleção de verdade, precisamos ter uma iluminação adequada para ela. Faz toda a diferença!!
4 -Respeite o estilo da sua decoração:É indispensável que a sua coleção seja inserida no ambiente de forma adequada, respeitando sempre o estilo da decoração. Se a sua proposta decorativa for clássica, reserve um ambiente mais isolado para colocar os objetos que você coleciona. Se ela for mais moderna, você está livre para colocar os itens em móveis, nichos, prateleiras e aparadores, desde que as peças e a composição conversem com o restante da décor. Se sua decoração for sessentista, exemplo, fica super bacana expor seus discos de vinil e pôsteres. Agora, se a sua decoração for vintage e você não tiver nenhuma coleção, começar a colecionar antiguidades é uma excelente pedida! Uma pequena coleção de despertadores antigos, por exemplo, pode dar um charme a mais no ambiente.
5 – Deixe as peças sozinhas – Não queremos que a atenção da nossa coleção seja dividida com os vasos na mesa, ou os quadros pendurados ao lado dela… A “estrela” do local é ela e ninguém mais!
6-Harmonia e organização na disposição dos itens - Coleções existem também para serem admiradas, mas, para que isso aconteça, é preciso mantê-las bem organizadas. As peças devem ser categorizadas e expostas de um jeito ordenado e harmonioso, caso contrário, a estética pode ficar desastrosa. Se você tiver mais de uma coleção, guarde itens semelhantes com semelhantes. Jamais misture duas ou mais coleções!
7-Cuidados especiais: atente-se à conservação da coleção - Muitas coleções precisam de cuidados especiais para que os objetos sejam devidamente conservados. Justamente por isso, você deve planejar muito bem o lugar onde colocar a sua coleção. Por exemplo, se ela for composta por cristais ou artigos muito delicados, o ideal é que ela fique em um móvel que deixe as peças visíveis, mas devidamente trancadas e protegidas por uma porta de vidro. Isso garante a beleza da décor, mas também assegura que os itens colecionáveis ficarão longe da poeira e também de curiosos, que podem querer tocar no objeto. Outro ponto importante é limpar e lustrar objetos como troféus, taças e medalhas.A coleção tem de chamar a atenção pelo capricho!









Um comentário: